Tribunal Superior Eleitoral

A Seção de Arquivo do TSE tem como Missão o tratamento,
organização e gestão do acervo de documentos de guarda permanente, que integram
o Fundo Histórico Arquivístico da Justiça Eleitoral
(FHAJE), instituído pela Resolução TSE 23.376/2012.

Área de identificação

Identificador

DF

Forma autorizada do nome

Tribunal Superior Eleitoral

Forma(s) paralela(s) de nome

  • TSE

Outra(s) forma(s) de nome

Tipo

  • Nacional

Área de contato

 

Tribunal Superior Eleitoral

Tipo

Endereço

Endereço

Setor de Administração Federal Sul, Quadra 7, Lotes 1/2.

Localidade

Região

Brasília

Nome do país

Brasil

CEP

70070-600

Telefone

Fax

E-mail

Nota

 

Seção de Arquivo Contato principal

Tipo

Endereço

Endereço

Edifício Sede, Subsolo, VSS01.

Localidade

Região

Nome do país

CEP

Telefone

(+55) (61) 3030-9108

Fax

E-mail

URL

Nota

Área de descrição

Histórico

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi criado em 24 de fevereiro de 1932 e instalado em 20 de maio do mesmo ano, com o nome de Tribunal Superior da Justiça Eleitoral. Tinha como presidente o Ministro Hermenegildo Rodrigues de Barros. Porém, a Constituição outorgada em 1937 por Getúlio Vargas instituiu o Estado Novo, extinguiu a Justiça Eleitoral e atribuiu à União, privativamente, o poder de legislar sobre matéria eleitoral da União, dos estados e dos municípios.
O Tribunal Superior Eleitoral foi novamente criado, já com a denominação atual, pelo Decreto-Lei no 7.586, de 28 de maio de 1945. Instalou-se, sob a presidência do Ministro José Linhares, no Palácio Monroe, no Rio de Janeiro, onde funcionou até 1946. Nesse ano, a sede do Tribunal foi transferida para a Rua 1º de Março, na mesma cidade.
Em abril de 1960, a sede do TSE foi transferida para Brasília, em virtude da mudança da capital federal. A mudança da Corte para a sede na Praça dos Tribunais Superiores, data de 1972. Em 15 de dezembro de 2011 seria inaugurada a atual sede desta Corte, situada no Setor de Administração Federal Sul.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Estrutura administrativa

A Corte é composta por sete ministros: três são originários do Supremo Tribunal Federal, dois do Superior Tribunal de Justiça e dois representantes da classe dos juristas – advogados com notável saber jurídico e idoneidade.
Cada ministro é eleito para um biênio, sendo proibida a recondução após dois biênios consecutivos. A rotatividade dos juízes no âmbito da Justiça Eleitoral objetiva manter o caráter apolítico dos tribunais, de modo a garantir a isonomia nas eleições.
O TSE é presidido por um ministro oriundo do Supremo Tribunal Federal (STF).

Políticas de captura e gestão de documentos

Prédios

O prédio da sede do Tribunal Superior Eleitoral é um projeto de Oscar Niemeyer, cujo contrato com a administração da Corte foi assinado em 2005. No mesmo ano, foi lançada a Pedra Fundamental da construção, que se destaca por sua moderna arquitetura, sustentabilidade e acessibilidade, sendo sempre acompanhada de perto pela rigorosa fiscalização dos ministros que presidiram o TSE entre 2005 e 2011.
O vertiginoso crescimento do eleitorado nos últimos 40 anos - de 30 milhões em 1971 para 136 milhões em 2011 – tornou pequena a antiga sede e o TSE teve que se dividir entre o edifício sede e três anexos, o que prejudicava o deslocamento de processos e pessoas. O plenário da Corte, com apenas 63 lugares, já não comportava mais o público dos grandes julgamentos e cerimônias, tais como a diplomação do presidente da República.

Acervo

A documentação do Tribunal Superior Eleitoral começou a ser produzida em 1932. No período de 1937 a 1945, a Justiça Eleitoral foi extinta, não tendo sido gerados documentos essa época. O acervo do Tribunal é administrado pela Seção de Arquivo e é composto de processos judiciários, procedimentos administrativos, acórdãos, resoluções,portarias, ordens de serviço e outros tipos documentais.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

O Plano de Classificação, Avaliação e Destinação das Informações e Documentos do Tribunal Superior Eleitoral compreende:
I – o Plano de Classificação das Informações e dos Documentos do TSE;
II – o Plano de Avaliação e de Destinação das Informações e dos Documentos do TSE.
O modelo de classificação utilizado é o ideológico. Inicia-se no exame das especificidades dos arquivos do TSE e na proposição de ideias sobre a relação destes com o percurso histórico-administrativo da instituição.As atividades e os resultados informacionais foram usados como principais elementos definidores das séries, subséries e dossiês. O modelo adotado busca espelhar a rotina administrativa e técnica do Tribunal.
Quanto à codificação, foi escolhido o sistema de bloco-numérico. A arquitetura do plano é aberta,permitindo-se a inclusão de novas unidades intelectuais de arquivamento (séries, subséries e dossiês) a qualquer tempo.

Área de acesso

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 12 horas às 19 horas.

Condição de acesso e uso

Acessibilidade

A sede do TSE foi projetada para atender com igualdade, segurança e conforto todas as pessoas, independentemente das limitações físicas de cada um.

Área de serviços

Serviços de pesquisa

O acervo do Tribunal Superior Eleitoral está disponível em Português e pode ser pesquisado por meio do formulário: http://www.tse.jus.br/o-tse/sistemas/arquivo-do-tse-solicite-sua-pesquisa

Serviços de reprodução

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

BR DFTSE

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Estado atual

Versão preliminar

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Área de Transferência

Contato principal

Edifício Sede, Subsolo, VSS01.